sábado, 1 de setembro de 2012

Simular o algoritmo

 Se interpretar errado escapa o verdadeiro significado.
 Se continuar nesse erro escapa o algoritmo mais acurado possível.
 Se ler errado, se interpretar errado e se traduzir errado vai perder a fé. Vai perder até o pouco que tem. A quem tem mais será dada mais.
 Quando um professor da lei queria testar Jesus dizendo “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (“Mestre, que devo eu fazer para ter direito à vida eterna?”) (Lucas 10:25) Jesus respondeu com outra pergunta “Que está escrito na lei? Que diz a Escritura acerca disso? Como lês? Como interpretas? Como é que a entendes?” (Lucas 10:26)
 Quando ouviu a resposta do professor da lei para estas respostas-perguntas de Jesus disse ainda “Respondeste bem corretamente; faze isso e viverás. Faz isso e alcançarás a vida.” (Lucas 10:28)
 As perguntas básicas de Jesus são: “O que?”, “Como?”
 E o mandamento básico de Jesus é: “Faça isso!”
 Fazer exatamente o que e como leu!
 Jesus usa o próprio ouvir do ouvinte, do leitor, para ensinar e guiar.
 Isso é exatamente igual a como ele entende as ordens do Pai: “Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. (...esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.)” (João 12:49)
 Em outra tradução fica mais claro: “É que eu não falo por minha autoridade. O Pai que me enviou deu-me ordens sobre o que devia dizer e ensinar.”
 Na tradução inglesa de NIV fica mais claro ainda: “For I did not speak of my own accord, but the Father who sent me commanded me what to say and how to say it.” O que falar e como falar?
 É sobre o falar.
 Por que ele é a própria Palavra (de Deus).
 “Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda?” (Mateus 9:5) Para os que não acreditam em Jesus nem perdoar nem curar é permitido para os homens. “E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Lucas 5:21) “Mas os fariseus murmuravam: Pelo maioral dos demônios é que expele os demônios.” (Mateus 9:34)
 O que falar e como falar?
 O que fazer e como fazer?
 Precisamos aumentar a fé. Assim como os discípulos que pedem aumentar a fé: “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.” (Lucas 17:5)
 Jesus ensina começando a nos provocar o desejo de controlar a ntureza: “Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.”
 Mas a verdadeira fé que aumenta a fé é totalmente inesperada.
 “Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, ao voltar ele do campo: chega-te já, e reclina-te à mesa? Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás? Porventura agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado?”
 A conclusão da resposta de Jesus é surpreendente: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.”
 A razão que aumenta a fé é reconhecer: “... Somos servos inúteis!”
 As pessoas precisam se mostrar como alguem importante.
 Todos querem se justificar em tudo com a própria mão.
 Por isso, não aceitam como Jesus, sendo Deus, pode morrer.
 Querem se mostrar fortes, super-herois, bem-sucedidos.
 Por isso, entendem por que Jesus ao carregar a cruz estava sujeito ao fracasso.
 Não compreendem que Jesus era filho do homem quando perdoou e quando curou para mostrar que os homens e mulheres podem perdoar, curar e libertar.
 E demoram aceitar que são pecadores, ignorantes, inúteis.
 Por isso não é tão fácil expulsar os demônios, colocar as mãos nos doentes nem consegue perdoar, mesmo que seja mágoas tão fúteis.
 Somos inúteis, por isso, precisamos de Jesus que nos guie.
 Somos ignorantes, por isso, precisamos que Jesus nos ensine.
 Somos pecadores, por isso, precisamos que ele nos salve.
 A lista pode estender diversas páginas: somos endemoninhados, somos lixos, somos nada...
 Por isso, preciso ser Filho de Deus.
 A maioria se confunde.
 Todos pensam que são justos e puros: “... os caminhos do homem parecem puros aos próprios olhos, ...” (Provérbio 16:2)
 Ao se justificar como justo querem se firmar como Filhos de Deus sem saber o que isso significa.
 Ser Filho de Deus é reconhecer o mérito singular de Jesus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1:12)
 Qual é, então, o sinal de que estamos no caminho certo?
 Qual é o sinal de verdade que nos guia para a vida?
 Leia a Bíblia.
 O objetivo é fazer ler a Bíblia.
 É fazer a Bíblia compreensível e cheia de significados para os que a leem.
 O objetivo final é fazer acontecer a fé.
 Para simular o algoritmo!
 Para ser reis e rainhas.
 Com Jesus.
 Por Jesus.
 Para Jesus.

4 comentários:

  1. Precisamos desesperadamente do melhor presente de Jesus, o Espírito Santo para nos guiar e nos ensinar a nos manter nos caminhos da Verdade.
    Quanta revelação!!!
    Continue permitindo ser boca de Deus a todos nós!
    Jesus abençoe mais e mais sua vida pastor!

    ResponderExcluir
  2. Ensina-nos Senhor praticar e aumentar a nossa fé, abre nosso entendimento para podermos absorver sua Palavra cada dia mais! Abencoa nosso Pastor Alexandre Choi e Isete Choi para seguirem esse trabalho maravilhoso! Amém

    ResponderExcluir